sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Mercado Imobiliário

Preço dos imóveis deve ficar estável em 2012

O preço dos imóveis no mercado brasileiro deverá se manter relativamente estável nos próximos anos, na avaliação do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Sady Simão. “Vimos um aumento significativo no passado recente e houve até excessos que já se acomodaram. Mas não vejo motivo para os preços aumentarem e tampouco baixarem”, avaliou.

De acordo com Simão, o crédito imobiliário hoje representa 5,1% do PIB, ainda muito distante de países da América Latina, como o México, que hoje está em 12,5%. “Mesmo se dobrarmos o nosso nível não haverá problemas. Não há bolha coisa nenhuma”, descartou. Segundo ele, 2012 será um ano positivo para o mercado imobiliário brasileiro e da construção civil, apesar da crise externa e de ser também um ano de eleições municipais, que poderia prejudicar o setor, com a suspensão de novos contratos.

Fonte: Economia IG

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Leonardo Vieira: Edf. Jardins do Atlântico

Leonardo Vieira: Edf. Jardins do Atlântico: Apartamento na Beira Mar da praia do Cabo Branco João Pessoa - PB Dados do imóvel Quarto(s): 1 sen...

compra segura do imóvel

Confira a documentação necessária para
compra segura de um imóvel
 

Comprar um imóvel exige uma documentação extensa e detalhada para evitar problemas futuros. Além dos documentos pessoais, também é preciso recolher as chamadas certidões negativas do imóvel - que atestam a ausência de fatores que impeçam sua venda - e do vendedor, para diminuir os riscos do negócio.

O Conselho Regional dos Corretores de Imóveis da Paraíba (Creci-PB), recomenda contratar um corretor para juntar a papelada, o que representa menos custos para o comprador.

Muitos desses documentos, inclusive, precisam estar atualizados, ou seja, emitidos em até 30 dias antes da lavração da escritura, que é o documento firmado pelo vendedor e pelo comprador, em qualquer tabelionato de notas, comprovando juridicamente a venda do imóvel. A transferência de propriedade, no entanto, só acontece após o registro da escritura no Cartório de Registro de Imóveis onde está localizado o imóvel.


Confira os documentos que precisam estar em dia:

Matrícula de inteiro teor do imóvel
Nesse documento, que é o "RG" do imóvel, constam os possíveis fatores que venham a impedir sua venda, como hipoteca, penhora, usufruto, arresto ou sequestro. Se o imóvel estiver livre, é emitida uma certidão negativa, que deve ser retirada no Cartório de Registro de Imóveis onde está cadastrado. No momento da compra, deve ser apresentada uma matrícula atualizada.

Certidões de escritura e registro do imóvel
Comprovam que o imóvel foi vendido e que teve a propriedade transferida para o nome do novo comprador. Podem ser retirados, respectivamente, em um tabelionato de notas e no Cartório de Registro de Imóveis. 

Habite-se
Documento concedido pela prefeitura atestando a regularidade e boa condição da construção para uso. Sem ele, o imóvel é considerado clandestino, e o proprietário pode ser multado. O Habite-se vem em forma de averbação na matrícula do imóvel, ou seja, uma atualização no seu "RG" após a construção. Se não constar da matrícula, a certificação deve ser requerida na prefeitura, após apresentação da cópia do alvará de construção, da planta da edificação aprovada e do IPTU do mesmo exercício do alvará. O custo do Habite-se varia por m² e por natureza da construção.

Recibo de pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) ou do Imposto de Transmissão "Causa Mortis" e Doação (ITCMD)
O primeiro tributo é pago em uma única parcela no momento da aquisição, e sua guia de recolhimento pode ser obtida na Secretaria de Finanças da prefeitura. Já o ITCMD é pago somente nos processos de doação ou herança do imóvel.
Certidão de quitação de tributos
O documento atesta se existe algum imposto não honrado ou ainda não ajuizado em relação ao imóvel. Também deve ser requisitado na prefeitura.

Certidão de situação enfitêutica ou aforamento
Esse documento indica se um imóvel é de domínio útil de órgão público ou privado (chamado enfiteuta ou foreiro) através de concessão da União. Pode ser retirado na prefeitura ou na Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

Certidão de laudêmio
Esse documento só é necessário para compra e venda de imóveis localizados em área da Marinha, principalmente no litoral. O laudêmio não é considerado um imposto, mas sim uma taxa que o vendedor do imóvel paga à União pelo uso da terra. Assim como a certidão de situação enfitêutica, pode ser retirada no site da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

Certidão negativa de desapropriação
Informa se o imóvel é atingido por algum decreto de utilidade pública e se já existe alguma ação de desapropriação pelo município. Deve ser requerida pessoalmente na prefeitura, que dará entrada no processo de autuação. O custo da retirada do documento depende do tamanho e configuração da planta da edificação.

Comprovante de pagamento autenticado das tarifas de avaliação
e análise jurídica do imóvel
Para não ter problemas com o banco financiador, os compradores que tomarem empréstimo devem solicitar comprovantes de pagamento dessas taxas, cobradas no momento da análise de concessão de crédito.

Certidão negativa de ações contra o condomínio e tributos
Pode ser obtida com a administradora do prédio ou síndico, relatando que o condomínio não possui nenhuma ação ajuizada contra ele nem pagamento de impostos pendentes. Junto a essa certidão, é preciso também uma cópia autenticada da ata de eleição do síndico que assinar a certidão.

Certidões negativas do vendedor
Para garantir a segurança da operação de compra, também é preciso exigir do vendedor certidões que comprovem se ele responde por alguma ação cível ou criminal, trabalhista, tributária (tanto municipal quanto federal) ou protesto. Esses documentos podem ser requeridos gratuitamente, respectivamente, no Tribunal Federal, no Tribunal do Trabalho, na Receita Federal e no Cartório de Protestos competente à região.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Edf. Garcia Lorca

Em Tambauzinho próximo de tudo!






Dados do imóvel

•    Quarto(s):
      3 sendo 2 suítes
      3 sendo 1 suítes
•    Número de bloco(s): 01
•    N° de pav. por bloco: 11
•    Unid. por pavimentos: 04
•    Total de unidades: 44

Final 01 e 02 - Contendo: 03 quartos sendo 02 suítes, wcb social, sala para 02 ambientes, varanda, cozinha e área de serviço.                          
 
Final 03 e 04 - Contendo: 03 quartos sendo 01 suíte, wcb social, sala para 02 ambientes, varanda, cozinha, área de serviço e DCE.                           
                           
                           
FINAL       POSIÇÃO          ÁREA ÚTIL               
F 01           Norte                  82,55m²           
F 02           Sul                      85,54m²                   
F 03           Leste/Sul             95,56m²                   
F 04           Leste/Norte         97,17m²                  


•    Características gerais
•    Sauna
•    Salão de jogos
•    Salão de festas
•    Rua pavimentada
•    Revestimento Externo
•    Portão automático
•    Piscina
•    Interfone
•    Guarita
•    Espaço Gourmet
•    Elevador
•    Área de lazer na cobertura
•    Antena coletiva
•    Água individual


Leonardo Vieira
(83) 8756.1409

Como fazer da compra do imóvel um ótimo negócio?

http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/imoveis/noticias/como-fazer-da-compra-do-imovel-um-otimo-negocio

Residencial Fit Jardim Botânico

Numa excelente localização, unindo qualidade de vida e comodidade em um empreendimento só.






















Leonardo Vieira
(83) 8756.1409

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Criatividade nas vendas

Ação de marketing para vendas on-line

Já é possível, contudo, receber informações de imóveis até mesmo por SMS.
Nas placas de vende-se de algumas casas relacionadas a Coelho da Fonseca, por exemplo, o consumidor encontra um código para enviar uma mensagem e recebe todas as informações e fotos da casa pelo celular. A ação realiza um movimento de crossmedia, transportando os usuários da mídia offline para os canais online.

Internet é o aliado ideal para as vendas

Venda de imóveis não vive mais sem internet,
aplicativos e redes sociais.

Quase 100% das compras passam em algum momento pela internet

Nada de entrar em canteiros de obras ou stand de vendas. Já há alguns anos, quando um consumidor decide comprar um imóvel, o seu ponto de partida é a internet. Por isso, construtoras e imobiliárias passaram a investir em conteúdo e ferramentas digitais para conquistar o público e se aproximar dos clientes. Sites, blogs, canais multimídia, perfis em redes sociais, aplicativos para smartphones, ações mobile e atendimento online formam a base do alicerce para se vender uma casa atualmente.

As compras de imóveis pela internet, no entanto, estão ainda longe de ser uma modalidade de transação efetiva. Os tramites burocráticos da ação não permitem que o consumidor realize todas as etapas da compra no conforto da sua casa. As imobiliárias, por outro lado, oferecem cada vez mais serviços online, deixando apenas que as assinaturas de contrato sejam presenciais. Até os casos de compras do exterior, por enquanto, são realizados por um procurador.

“Acredito que vamos ainda vender um empreendimento 100% pela internet. Não será hoje, mas no futuro conseguiremos que o cliente escolha e compre seu imóvel por meio de um certificado e uma assinatura digital, que já existe, e faça o pagamento da entrada via internet bank”, declara Gustavo Zobaran, especialista em Comércio Eletrônico e Coordenador de Departamento de Marketing Digital da Brookifield, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Estratégias para diversificar no mercado

Os meios digitais têm um papel importante no plano de divulgação, venda e pós-venda de empreendimentos imobiliários. Em 2010, a Cyrela contabilizou 20% das vendas realizadas por meio de um canal online, o dobro do ano anterior. O site da companhia recebeu quatro milhões de visitas no mesmo período. “Acreditamos que uma fração desses acessos gera contatos e uma fração de contatos gerará vendas”, afirma Fernando Moulin, Gerente-geral de E-Business da Cyrela Brazil Realty, em entrevista ao portal.

Em 2011, as construtoras passaram a investir em novidades para atrair o público e aumentar o relacionamento das empresas com os clientes, com ações desde o chat online com os corretores a aplicativos para smartphones e canais de comunicação pelas redes sociais. Afinal, a busca por imóvel no meio digital não é mais uma novidade e todas as imobiliárias já possuem, pelo menos, uma página na web.

Por isso, a Coelho da Fonseca aumentou sua presença nas redes sociais como um caminho para o crescimento de vendas. Recentemente, a empresa criou um brand channel no Youtube com mais de 1.200 vídeos com lançamentos e informações que os internautas buscam por meio de filtros ou por um mapa. Somente em três dias no ar, o canal de pesquisa já tinha recebido mais de 10 mil acessos. “Percebemos que o cliente passava muito tempo olhando os vídeos no site e decidimos criar uma ferramenta totalmente inédita na América Latina”, afirma Allan Fonseca, Diretor de Canais e Inovação da Coelho da Fonseca, em entrevista.

A busca pela inovação

A plataforma de atendimento online da Cyrela existe desde 2003 e após tanto tempo a empresa decidiu inovar na comunicação com o cliente. No início do ano, a companhia estreou no Facebook com a intenção de criar uma plataforma direta de diálogo com os compradores. O chat virtual com o corretor do site passou a ser disponível também na fan page da marca, que hoje conta com mais de 8,4 mil usuários.

“A capacitação do corretor online na relação com o cliente é totalmente direcionada para converter o contato em uma visita, um agendamento e até uma possível venda. Consideramos que um negócio foi fechado pela internet quando todo o processo de escolha é realizado por meio desse corretor”, explica Moulin, da Cyrela.

Na busca pela inovação a construtora também entrou no Instagram. A rede social de compartilhamento de fotos pelo Iphone foi usada como ferramenta para a campanha promocional “Decora Minha Casa”, realizada em parceria com a Florense Alphaville. A ação, ainda em andamento, premiará um usuário com móveis planejados no valor de R$ 10 mil para transformar um cômodo da casa. Com o projeto, a Cyrela pretende transmitir o conceito de realizadora de sonhos e aumentar o relacionamento da marca com os consumidores.

Ações de mudança

Para ir além, a Coelho da Fonseca disponibilizou o site e sua página no Facebook em seis línguas para aumentar a comunicação com todos os públicos, já que os estrangeiros representam 5% dos acessos totais dos canais da empresa. Presente em 16 capitais brasileiras, a imobiliária de alta renda estima que 30% das vendas realizadas no ano passado começaram pelo meio online.

“Para não criar confusão no mercado, não comunicamos que realizamos vendas pela internet. Mas quase 100% dos clientes para procurarem um imóvel em algum momento passam pela internet”, esclarece Allan Fonseca.

A falta de uma regulamentação e indicadores do comércio eletrônico, principalmente no setor imobiliário, não permitem que as companhias digam que realizaram vendas pela internet. Apenas mediante uma norma reguladora, que faça com que todas as empresas sigam os mesmos indicadores, é que será creditada uma quantificação de vendas online. Cada empresa segue atualmente seus próprios padrões.

Realizações pioneiras

Já é possível, contudo, receber informações de imóveis até mesmo por SMS. Nas placas de vende-se de algumas casas relacionadas a Coelho da Fonseca, por exemplo, o consumidor encontra um código para enviar uma mensagem e recebe todas as informações e fotos da casa pelo celular. A ação realiza um movimento de crossmedia, transportando os usuários da mídia offline para os canais online.

Indo para o relacionamento com o cliente online, a Masb, criada em 2007, a partir de uma equipe de antigas construtoras, criou o portal meu Meu Masb, que permite aos clientes terem todos os dados financeiros, boletos bancários, estatísticas do andamento das obras e a possibilidade de antecipar as parcelas do pagamento apenas acessando o canal. Em ação desde o começo do ano, a página recebeu 52 mil visitas e 40% dos clientes já a utilizam.

“Trabalhamos com empreendimento na planta e o ciclo é muito longo, geralmente três anos. Durante este tempo, recebíamos muitas demandas, principalmente de questões financeiras, por isso há um ano e meio começamos a planejar o canal de relacionamento com o cliente parar resolver estas questões em um ambiente totalmente online”, conta Camila Enoque, Coordenadora de Comunicação da Masb, em entrevista.

Por: Letícia Alasse

Edf. Vinícius de Morais

Excelentes apartamentos com localização privilegiada
próximo de supermercados, shoppings, em um bairro
residencial e comercial na Praia de Manaíra.

João Pessoa - PB

















Dados do imóvel

Quarto(s):

3 sendo 1 suítes
2 sendo 1 suítes

- Número de bloco(s): 01
- N° de pav. por bloco: 21
- Unid. por pavimentos: 03
- Total de unidades: 63

Final 01 e 03 - Contendo: 02 quartos sendo 01 suíte, sala para 02 ambientes, varanda, wc social, cozinha, área de serviço e DCE.
                  
Final 02 - Contendo: 03 quartos sendo 01 suíte, sala para 02 ambientes, varanda, wc social, cozinha, área de serviço e DCE.

FINAL         POSIÇÃO                                    ÁREA ÚTIL
F 01            Nascente/Norte                              69,00m²
F 02            Nascente/Sul                                 91,60m²
F 03            Sul                                               69,00m²           
                  
Características gerais:

- Salão de jogos
- Salão de festas
- Sala de ginastica/fitness
- Rua pavimentada
- Revestimento Externo
- Portão automático
- Interfone
- Hall Social
- Guarita
- Elevador
- Antena coletiva
- Água individual

Situação do imóvel: Lançamento/Construção
Previsão de entrega: 30/12/2013


Leonardo Vieira
(83) 8756.1409

Residencial Praia de Tambaú





Leonardo Vieira
(83) 8756.1409

Verão Brascon 2012